terça-feira, 13 de março de 2012

AO MEU PAI “MANOEL BRAZ DE MACÊDO”


           AO MEU PAI
“MANOEL BRAZ DE MACÊDO”

O meu pai me ensinou
A valorizar as vidas
Curar as minhas feridas                            
Amar como ele amou
Andar por onde andou
Caminhar honestamente
Ser fiel e consciente
Ter Jesus no coração
Trabalhar pra ter o pão
E viver tranquilamente.
Ele nunca reclamou
Do pouco que possuía
Na paz, ele concluía,
Tudo o que começou
Pra família ele doou
Corpo, alma e coração
Sempre estendendo a mão
Fez-se pai e conselheiro
E lutou feito um guerreiro
Pra nos dá educação.
Eu sempre o acompanhava
Quando ia ao roçado
Achava tudo engraçado
E brincando, lhe ajudava,
Onde ele fosse eu estava
Observando de perto
Aprendendo o que é certo
Com o meu melhor amigo
Que sempre esteve comigo
Ensinando-me a ser esperto.
Ele sempre me contou
Sua vida de aventura
Era pouca a leitura
Mas o bom senso ajudou
Dos irmãos que ele criou
Trabalhando no pesado
O faz lembrar um passado
Recheado de histórias
Que são de fato vitórias
De um ser iluminado.
Ensinou-me humildade
Viver com o pé no chão
Tirar da dor a lição
Dar valor a liberdade
Sempre fazer caridade
Sem pensar em recompensa
Não dá ouvido à ofensa
Nem pregar a violência
Só agir com paciência
Sem falar tudo que pensa.
Um exemplo a ser seguido
Pelo caráter tão justo
Honesto a qualquer custo
O fez um pai decidido
De um passado construído
Com trabalho e devoção
Enche-me de emoção
E alegra minha alma
Que se orgulha sem trauma
Por te ter no coração.
Meu amigo verdadeiro
Tua virtude me ensina
A não depender de sina
Nem adorar o dinheiro
A família vir primeiro
Ter amor pelo irmão
Não julgar por impressão
Nem cobiçar o alheio
Pois o tempo é o arreio
Dos males da tentação.
Hoje te vendo velhinho
Com tanta experiência
Peço a Deus paciência
Pra viver o meu tempinho
Com a paz e o carinho
Que sinto em teu coração
Meu espelho é tua ação
Minha vida é tua obra
Tenho orgulho de sobra
Por seguir tua lição.

 EUGÊNIO GOMES DE MACÊDO.

3 comentários: